O alinhamento é responsável por manter o carro “na linha” – sem que “puxe” para um lado, desde que transitando em piso regular.
O alinhamento tem como objetivo oferecer maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterçamento. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem.
São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cáster câmber. Todos eles devem ser observados no alinhamento, que será feito:
O alinhamento tem como objetivo oferecer maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterçamento. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem.
São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cáster câmber. Todos eles devem ser observados no alinhamento, que será feito:
- a cada troca de pneus;
- quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro;
- quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem;
- se um pneu tiver maior desgaste do que o outro;
- trepidação das rodas dianteiras;
- vibração do carro;
- volante duro;
- carro tende para os lados quando o motorista solta o volante;
- carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
- a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento);
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