terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Alinhamento

O alinhamento é responsável por manter o carro “na linha” – sem que “puxe” para um lado, desde que transitando em piso regular.

O alinhamento tem como objetivo oferecer maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterçamento. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem.

São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cáster câmber. Todos eles devem ser observados no alinhamento, que será feito:

  • a cada troca de pneus; 
  • quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro; 
  • quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem; 
  • se um pneu tiver maior desgaste do que o outro; 
  • trepidação das rodas dianteiras; 
  • vibração do carro; 
  • volante duro; 
  • carro tende para os lados quando o motorista solta o volante; 
  • carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados; 
  • a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento);

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