domingo, 26 de setembro de 2010

Banco de Couro

A chegada do inverno e a queda da umidade relativa do ar são condições favoráveis ao acúmulo de energia estática dentro dos veículos. Esta energia, que geralmente acumula-se entre os ocupantes e o assento do automóvel, é descarregada na hora de sair do carro, provocando pequenos choques elétricos. Os especialistas e as montadoras asseguram que a intensidade destes choques não causam nenhum problema a saúde, pois a quantidade de energia é baixa. Também é descartada a possibilidade de que os choques caracterizem defeito do veículo. Mesmo não fazendo mal a saúde, nem sendo considerados defeito dos veículos os choques são muito desagradáveis.

Como resolver ?
A solução para o problema é colocar bancos de couro no carro. Por receber um tratamento especial à base de produtos naturais, o couro acaba evitando acúmulo de energia eletrostática. É diferente do tecido sintético, que por sua composição e pela forma como foi tramado, acaba favorecendo tal acúmulo.
 
Como conservar os seus bancos:
Cuidados simples são a garantia de vida longa para os bancos de couro originais ou que foram revestidos depois. O mais importante é evitar deixar o carro exposto ao sol, pior inimigo do couro. Com o tempo, o material tende a se tornar ressecado e quebradiço.

Dica:
  1. Nunca passar produtos como vaselina ou silicone. Eles penetram no couro e, além de estragá-lo, atingem a cola, fazendo a forração se soltar.
  2. Para limpar ou remover manchas, bastam um pano limpo e sabão neutro.
  3. Calças jeans com rebites metálicos nos bolsos podem riscar o assento e as laterais do banco.


    *http://guia.mercadolivre.com.br/cuide-bem-carro-patrimonio-dicas-uteis-imprima-5511-VGP

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dicas - Aditivos

Os aditivos são vistos como uma manutenção preventiva ou uma simples despesa para ser evitada, mas eles são bastante úteis.   

Os mais conhecidos são os aditivos que trabalham junto com os lubrificantes do motor, cuja função é diminuir atritos internos. Existem dois tipos de uso para esses aditivos, alguns são para motores novos, numa forma de prolongar a vida útil do motor e os outros são para motores cansados, que pretendem agir sobre as folgas internas do motor, isto é folgas de bronzinas e anéis, diminuindo a queima de óleo. Existem também uma ação detergente para evitar a formação de borras no cárter e eliminar a carbonização interna do motor, isto é comum aos dois tipos de aditivos.

Aditivos para combustível
Tem basicamente a função detergente e de limpeza para evitar a manutenção dos sistemas de alimentação. Sua eficácia é limpar dutos de combustível e bicos injetores, além de promover uma leve ação anti-ferrugem através da lubrificação dos injetores ou carburadores.

Aditivo para cambio e transmissão
Podem mostrar rapidamente sua eficiência, são indicados tanto para cambio como para transmissão, aderindo bem a superfície de contato das engrenagens, eixos e rolamentos.

Aditivos para radiadores
Mais conhecido como etileno-glicol, o aditivo obrigatório para radiadores, tem como função elevar o ponto de fervura da água (para cima de 100º C) e também evitar formação de ferrugem interna no radiador, bloco do motor e demais componentes do sistema de refrigeração. A baixa qualidade do aditivo ou a falta do mesmo pode significar um motor fervendo e uma tampa do radiador voando.


 
*http://guia.mercadolivre.com.br/cuide-bem-carro-patrimonio-dicas-uteis-imprima-5511-VGP

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Melhor lavagem de carro do mundo

Todo apaixonado por automóveis gosta que seu possante sempre esteja limpinho e de boa aparência. Gurcharn Sahota, de 30 anos, faz esse serviço, porém, diferente de todos outros já visto.

Na sua loja ele gasta nada mais que 250 horas, 100 produtos diferentes de limpeza e um preço que sai por nada menos que R$19,5 mil. Além de todos cremes, xampus etc, Sahota usa para detectar imperfeições ou minúsculos arranhões um microscópio eletrônico.

O jovem faz esse trabalho há mais de cinco anos, e se orgulha em oferecer o que ele proclama de “melhor lavagem de carro do mundo”.  Cada ponto do carro é passado por cinco limpezas consecutivas.  

Alguns dos produtos usados na loja de Sahota, são os mais caros no mundo. Uma cera importada do Brasil custa em média R$20mil.

Confira o vídeo com a lavagem:



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Economia de combustível


  1. Na partida, não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros;

  2. No transito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos. Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas;

  3. Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição;

  4. Evitar Cargas e colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível. Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário);

  5. Mecânica, é fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc;

  6. Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível;

  7. Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (além dos pneus) 5% do combustível;

  8. Fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.
OBS: Para conseguir uma boa performance dos pneus é necessário observar frequentemente (pelo menos uma vez ao mês) e sistematicamente antes de longas viagens sem esquecer o pneu reserva, se a calibragem esta correta. Estas verificações devem ser feitas com os pneus frios porque a pressão aumenta com a rodagem. Fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000Km.


*http://guia.mercadolivre.com.br/dicas-importantes-todo-motorista-deveria-saber-2684-VGP

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dicas de lavagem


  1. Durante a lavagem deixe o veículo sempre molhado, mas não exagere, evite o desperdício;

  2. Faça a lavagem por partes;

  3. Comece pela frente, lave e enxágüe. Depois faça isso com uma lateral, depois a traseira e assim por diante. Outra dica é fazer a lavagem de cima para baixo.

  4. O ideal é fazer a lavagem com xampu específico, na falta use sabão neutro. Evite os detergentes domésticos, muitos contam fórmula abrasiva e podem provocar manchas ou mesmo danificar a pintura.

  5. Rodas e pneus devem ser limpos com outro pano ou escova.

  6. Depois de limpo, seque o com um pano, a secagem deixa o automóvel com brilho e evita manchas também. Lembre-se de usar um pano macio que não solte fiapos.

    *http://www.sempretops.com/carros